domingo, 28 de abril de 2013

O Diagnóstico Parte 1: Sintomas


Oi Pessoal!!

Vou compartilhar alguns detalhes de como se deu o meu diagnóstico. Acredito que muitas pessoas que conhecemos podem estar passando pelos mesmos sintomas que eu sem ter a menor noção do que estão prestes a enfrentar, e descobrir uma diabetes no susto, como foi o meu caso e o de milhares de pessoas, é muito difícil e pode ser fatal.

Vou dividir este post em duas partes, sei que vai ser longo e cansativo de ler, além do mais eu ADORO uma boa conversa detalhada hahahaha... Então senta que lá vem a história...

Já tinha algum tempo que eu estava bebendo água LOUCAMENTE e fazendo xixi LOUCAMENTE, o que já deveria ter sido o maior sinal de alerta, já que eu, apesar de ter sofrido bastante com cálculo renal, nunca fui uma pessoa que acordasse no meio da noite para ir ao banheiro ou beber água, coisa que começou a acontecer em uma média de 3 vezes por noite! Isso foi no finalzinho de Fevereiro/13, nesta época eu estava fazendo academia e malhando bastante, queria perder uns kgs...vocês sabem como mulher é... Enfim, acontece que eu não estava emagrecendo...e de repente, no mês de Março/13, por conta de uma alteração de turno no trabalho, parei de ir na academia e ainda assim emagreci 5kg como num passe de mágica! Do nada minhas roupas ficaram todas largas, minhas calças estavam caindo e eu estava adorando ahahah afinal, quem não se acha o máximo quando emagrece sem esforço?!?

No final desse mesmo mês, já começando Abril/13, comecei a perceber que tinha algo errado comigo. Já fiz tratamento de gastrite em 2011, se não me engano, pois ela estava atacadíssima, e parecia que estava atacando de novo! Não conseguia comer mais nada direito - exceto doces e refrigerantes..!

Eis que chegamos na semana do famigerado dia 04/04/13. Comecei a semana com um leve mal estar, me sentindo fraca e sem vontade de comer... Mas para mim não foi nada muito anormal, já que sempre fui meio mole mesmo eheheh... De qualquer forma, era uma moleza que já vinha de algum tempo, mas naquela semana foi super gritante... Cheguei a sair com algumas amigas para ir num rodeio e passei a noite quase inteira sentada, chupando bala e tomando água (e fazendo xixi hahaha)... Até passou pela minha cabeça “putz, preciso marcar um médico pra ver isso...e também ir no gastro pra ver essa minha gastrite..”.

Dia 04 de Abril eu acordei me sentindo um pouco estranha, e com muita vontade de comer algo doce no café da manhã, então levantei e fui até o supermercado na rua de cima da minha casa (são aproximadamente 2 quarteirões) para comprar um iogurte para misturar com cereal pra comer. Cheguei lá quase “com os bofes pra fora”, super ofegante, mas fiz minhas compras e paguei... Na saída tinha um banco para sentar, e eu que estava me sentindo HIPER cansada (pior que uma senhora de 90 anos) me sentei um pouco... tomei um suquinho que tinha comprado...descansei... e pensei “preciso ir pra casa né...”.. Levantei e andei meio quarteirão.. sentei num ponto de ônibus de novo super cansada e cada vez mais ofegante... Descansei um pouco e levantei novamente... andei mais meio quarteirão e sentei na calçada já achando que ia morrer, não conseguia respirar e mal conseguia me mexer... ainda pra ajudar, parecia que eu estava com 78kg de comida no estômago e que ia vomitar a qualquer minuto... é, eu ia vomitar... não deu outra...vomitei sentada na calçada de um completo estranho! E não pensem que a rua estava vazia, viu? Tinha muita gente passando e não teve UMA boa alma pra parar e me ajudar! Por isso pessoal, por favor, quando virem alguém passando mal na rua, ao menos perguntem se a pessoa precisa de ajuda... pode ser só alguém bêbado, ou pode ser uma pessoa que está realmente doente e precisando de socorro!

Enfim, depois de vomitar no meio da rua e passar a maior vergonha do Brasil, tirei forças não sei de onde e continuei meu caminho, parecia que era um esforço imenso carregar meu corpo pela rua.. cheguei na esquina de casa e não aguentei, sentei de novo ahahhaha, sério, seria cômico se não fosse trágico!! Dei um tempo sentada e voei até a minha casa.. cheguei e me joguei na cama pra ligar pra minha mãe... Nessa altura eu já não conseguia nem parar em pé direito! Mamis falou que quando chegasse do trabalho as 12h me levaria pro hospital. Quando ela chegou eu já tinha tomado banho (com a mesma dificuldade que uma senhora de 200 anos teria)...expliquei pra ela os meus sintomas e já comecei a chorar (e de quebra ainda vomitei mais um pouco), juro que achei que eu ia morrer! É uma sensação de fraqueza tão grande e uma dificuldade tão grande pra respirar que parecia que a qualquer segundo simplesmente eu ia desmontar e apagar! Um tempo depois meu pai chegou e fomos todos para o hospital.


E chega por hoje! No próximo post eu conto como foi a chegada ao hospital, o diagnóstico e outros detalhes!

Beijos,

Thaís

4 comentários:

  1. Bom Dia Thaís...adorei conhecer seu blog, tb sou DM 1 e descobri em fevereiro de 2012, ainda estou me adaptando pois no começo ñ quis aceitar o diagnostico, quando descobri minha glicemia estava + que 600 e minha glicada 12, então fui direto para as insulinas.......agora acho que já aceitei que tenho que conviver o reto da minha vida com essa bendita diabetes....e o que tb tem me ajudado muito são os blog que sigo de pessoas diabéticas, assim a gente vê que ñ somos as únicas ....Parabéns pelo blog, o que precisar tb estou aqui para ajudar.....ah eu sigo um blog da Kath ela e DM 1 e esta gravida e compartilha suas experiencias e bem legal se vc quiser acompanhar segue o link: http://diabetesevoce.blogspot.com.br

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla!!
      Sua descoberta ainda é recente também!! Demorou muito para conseguir diminuir sua glicada? A minha está em 11,7%, bem altinha! Também fui direto pras insulinas, tomo a Lantus e a Humalog e acho que consegui me adaptar bem a elas..
      Não conhecia esse blog!! Muito bacana!! É sempre bom encontrar mais pessoas que estão na mesma condição que você e convivem bem, conseguem ter uma vida normal!! Obrigado pelo link!

      Agradeço muito pelo apoio!! E no que precisar também estou por aqui!!

      Beijos!

      Excluir
    2. Oi Thais!
      Eu tive uma fase (logo depois que descobri) que tudo voltou ao normal achei até que ñ era diabética, mas minha medica disse que era normal (fase de lua de mel com a diabetes, diz ela) fevereiro 12, março 9.4 em maio caio pra 6.7, fiquei uns 7 meses com ela assim, depois a fase que eu ñ queria aceitar e parei de tomar as insulinas, ai ela subiu pra 10.2 isso em dezembro agora fiz outro e deu 7.1, mas o seu caso e muito recente se vc fizer tudo direitinho e ñ virar "rebelde" com eu rsrs vai abaixar rapidinho vc vai ver, Boa sorte!!!

      Ah eu tomo a NPH e a Regular mas ñ gosto muito delas, só que são as únicas que o governo disponibiliza, fazer o que né!!!

      Bjss

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir